E no Brasil?

Iniciou no ano de 1959, não sabendo o mês exato.
O Pr. Wilson Sarli pregou sobre os Desbravadores. Estava vindo da Argentina ou Uruguai e estava entusiasmado com a idéia. O primeiro lugar onde lançou a idéia foi na cidade de Ribeirão Preto, onde imediatamente a idéia foi posta em prática. O primeiro diretor chamava-se Edgar Tursílio. Em março de 1961 o Pr. Wilson voltou a Ribeirão Preto para oficializar o clube.
Nesta mesma época iniciava-se o Clube de Desbravadores no Capão Redondo, tendo como diretor o Pr. Joel Sarli. Apesar de serem formados quase na mesma época, os dois Clubes Pioneiros tiveram histórias bem diferentes.
Em Ribeirão, eles não tinham acesso a muitas informações sobre o que acontecia nos Desbravadores em outras partes e eram guiados basicamente pelo bom senso. O primeiro impresso recebido em Ribeirão Preto foi no ano de 1961 (anexo), o programa do Dia dos Desbravadores, que na época limitava-se apenas a hora da “Liga” (hoje programa JÁ).
Em contrapartida, no Capão Redondo, os Desbravadores tinham mais facilidades e informações, primeiro porque a Associação Paulista ficava próxima, segundo porque logo surgiram outros clubes em São Paulo, foram os clubes: Moema e Osasco no fim de 1961, e Vila das Belezas no início de 1962, este último tendo como diretor o Pr. José Silvestre, dedicado líder dos Desbravadores da atual Associação Paulistana.
A primeira reunião dos Desbravadores ocorreu no ano de 1960, no pátio de uma escola que havia no centro de Ribeirão e constou do seguinte programa:
8h – Hasteamento de três bandeiras: Nacional, do Estado de São Paulo e dos M.V.
–         Foi recitado o voto.
–         Houve uma instrução de Ordem Unida – quase 1 hora.
–         Foi falado a respeito do que os juvenis fariam para a igreja através do Clube de Desbravadores.
No Capão Redondo a primeira reunião foi feita ao ar livre, em baixo de uma árvore no fundo da Igreja e constou do seguinte programa:
–         O Pr. Joel Sarli ensinou a cantar o Hino dos Desbravadores.
–         Os juvenis começaram a decorar o Voto, a Lei e o Lema.
A segunda reunião foi na mata do colégio e os Desbravadores tiveram aulas sobre botânica; houve competições de corrida entre equipes e houve também momentos de oração na mata. Segundo um dos desbravadores da época, a cada coisa sobre a natureza que era ensinada, o Pr. Joel fazia aplicações espirituais.
Dados complementares – Pioneiros – Ribeirão Preto
Atividades – Sinais de pista, classes progressivas, classes batismais, ordem unida, primeiros socorros.
Relacionamento com a Igreja – Um grupo sem muita atuação na Igreja a princípio. Não faziam parte da Comissão . Não era um departamento.
Relacionamento com os pais – A princípio os pais tinham medo. Alguns eram contra (achavam que tratava-se de militarismo na Igreja). Punham e tiravam os filhos do Clube constantemente.
Apresentações – Só na “Liga” (JA).
Dia dos Desbravadores – O programa era só a tarde.
Primeira “Liga” – Apresentação de nós, Voto, Lei, músicas, representações de histórias bíblicas, demonstração de primeiros socorros.
Uniforme – Confeccionado pelo Clube sem qualquer modelo. A bandeira também foi feita por eles mesmos.
A imagem do Clube mudou quando no final do ano houve um batismo de aproximadamente 15 Desbravadores, além de grande melhora no comportamento.
Dados complementares – Pioneiros – Capão Redondo
Atividades – Primeiros socorros, instrução com padiola, sinais de pista, iniciação desportiva (natação, na piscina do IAE), decorar versos bíblicos, distribuição de folhetos, localização, nós, astronomia, travessia em corda.
Relacionamento com a Igreja – Não era um departamento. Não tinha representantes na Comissão da Igreja. Atuavam em peso nos mutirões, recolta, campanhas do quilo, etc.
Relacionamento com os pais – Muitos pais não autorizavam os filhos a serem Desbravadores. Logo os pais viram a importância, pois no Clube era exigida melhora de comportamento, além do que os Desbravadores ajudavam na recepção e faziam o trabalho de diáconos. Os primeiros bancos da Igreja eram reservados para os Desbravadores. Eles tinham classe da Escola Sabatina separado. O Pr. Ézer Girotto liderava uma classe para ensinar os juvenis a darem estudos bíblicos. Os Desbravadores tinham que relatar boas ações toda semana. Só os Diretores usavam o lenço M.V. Em algumas datas cívicas os Desbravadores eram convocados para hastearem a bandeira.

Primeira fanfarra de Desbravadores no Brasil – 1 corneta, 1 caixa, 1 tarol, 1 surdo.

“Nós, Desbravadores, nos sentiamos a elite entre os juvenis da nossa cidade”, Uzenir Aguiar, membro do primeiro clube do Capão Redondo.

DIA DOS DESBRAVADORES

Em 1957 se acrescentou ao calendário da Igreja Adventista, o Dia dos Desbravadores. É celebrado geralmente no quarto Sábado de abril. Nesse dia, a igreja reconhece o Clube dos Desbravadores. Eles informam à igreja sobre seus objetivos e conquistas, recrutam membros adultos da igreja como conselheiros e animam as crianças que não são membros a unirem-se ao clube. Neste dia especial os desbravadores vão à igreja uniformizados, assentam-se num lugar especialmente reservado para eles, desfraldam sua bandeira, e participam do serviço especial de adoração com seus diretores e conselheiros.

FEIRA DOS DESBRAVADORES

A feira dos desbravadores é um evento anual importante, em que associação/missão reúne todos os seus clubes para ter exercícios combinados, exibições de trabalhos manuais e de atividades da natureza, desfiles e demonstrações em que cada clube tenta fazer o melhor, e onde se trocam idéias que beneficiam os participantes.

(Texto tirado do blog Luzeirão)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faca, Facão, Canivete e Machadinha- Mais de 10 Regras de Segurança e Cuidado.

As Divisões dos Livros da Bíblia

Refeições em Acampamento