Feliz Halloween... ou não?

E ai, nerds do lenço amarelo!!
Tudo beleza??

Se liga no que eu descobri essa semana:
A origem do Halloween é cristã.
A palavra Halloween tem origem na religião católica!!

Isso mesmo! É uma contração da expressão “All Halliows Eve”, que significa “Véspera de Todos os Santificados”, ou “Véspera do Dia de Todos os Santos”.

Repito, a origem do Halloween é cristã, com uma visão muito norte-americana. É verdade que os celtas da Irlanda e Bretanha celebravam um festival no dia 31 de outubro, assim como faziam quase todos os meses, no último dia de cada mês. No entanto, o Halloween cai no último dia de outubro porque é a véspera da festa católica de Todos os Santos.

Esta festa, em homenagem a todos os santos do céu, costumava ser celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III, no ano 741, transferiu-a para 1º de novembro, dia em que se dedicou a Capela de Todos os Santos em São Pedro (Roma). No século seguinte, o Papa Gregório IV quis que a festa de Todos os Santos fosse celebrada em todo o mundo cristão, chegando, assim, à Irlanda.

Na noite anterior à festa de Todos os Santos, celebrava-se uma vigília chamada, em inglês, "All Hallow's Eve" ou "Halloween". Nessa época, o Halloween não tinha um significado especial nem para os cristãos, nem para os desaparecidos pagãos celtas.

Ok, Ok....
Mas de onde tiraram a ideia de envolver fantasias e imagens de mortos, fantasmas e bruxas?

Eu explico. Em 998, Santo Odilon, abade do poderoso mosteiro de Cluny, no sul da França, agregou uma celebração no dia 2 de novembro. Era um dia de oração pelas almas dos fiéis defuntos. Esta festividade, chamada então de "Todas as Almas", espalhou-se da França ao resto do mundo.

Assim, a Igreja tinha festividades para as almas do céu e para as almas do purgatório. Mas, e quanto aos que estão no inferno? Ao que parece, os aldeões católicos irlandeses se preocuparam  pelas desafortunadas almas do inferno. Deixá-las de lado poderia fazer com que elas talvez lhes causassem problemas.

Então, tornou-se costume bater em panelas, para avisar os condenados que eles não tinham sido esquecidos. Assim, pelo menos na Irlanda, todos os mortos foram recordados, ainda que os clérigos não gostassem tanto do Halloween e nunca tenham instituído no calendário eclesial um dia de "Todos os Condenados".

As tradições para esta festividade se centram em usar fantasias rebuscadas – o que não tem nada a ver com o estilo irlandês. Este costume nasceu na França, durante os séculos XIV e XV. Havia mais Missas no dia de Todas as Almas e houve representações artísticas para recordar a todos sua mortalidade. Tais representações eram conhecidas como "danças da morte" e eram comumente pintadas nas paredes dos cemitérios; mostravam o diabo conduzindo muitas pessoas: papas, reis, damas, cavalheiros, monges, camponeses, leprosos etc., ao seu túmulo. Às vezes, esta dança era apresentada no próprio dia de Todas as Almas, como um quadro vivo com pessoas vestidas com trajes segundo os diversos estados de vida.

Mas os franceses se fantasiavam no dia de Todas as Almas, não no Halloween; e os irlandeses, que tinham o Halloween, não se fantasiavam. O como as duas comemorações se misturaram talvez se deva ao que ocorreu nas colônias britânicas da América do Norte durante o século XVIII, quando os irlandeses e os franceses começaram a se casar entre eles. O enfoque irlandês no inferno conferiu às festas mascaradas francesas um tom mais macabro.

Não quero me prolongar muito mais, porém, se você é cristão mas não compartilha dads crenças catolicas, nem do folclore europeu, não há por que se comemorar o halloween, ainda mais com a origem tão perdida, misturada e marginalizada como está!

Não esquece de compartilhar com seus amigos e se inscrever no nosso canal no YouTube.

Feliz Sabado! rs

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faca, Facão, Canivete e Machadinha- Mais de 10 Regras de Segurança e Cuidado.

As Divisões dos Livros da Bíblia

Refeições em Acampamento