Grupo Básico de Alimentos

Hey Nerds de lenço amarelo, beleza? Todos concordam que uma vida saudável tem que iniciar na infância, onde se cria os hábitos corretos. Uma alimentação saudável pode ser resumida em 3 palavras chaves: equilíbrio, variedade e moderação. Para facilitar o emprego desses princípios, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos criou uma divisão dos alimentos em seis grupos básicos e demonstra a forma mais correta de se alimentar em termos de proporção. E, ao final, apresentaremos um 7º grupo que muitas vezes é esquecido. Acompanhe:

1. Pães, cereais, massas e arroz

Esses alimentos fornecem carboidratos complexos e são importante fontes de energia. Cereais enriquecidos também fornecem ferro. Devem ser consumidos em várias refeições, já que são os principais fornecedores de energia do organismo. Por exemplo: Desjejum, entram os cereais ou pães. No almoço e jantar, arroz, macarrão, receitas à base de farinha. Dessa forma, esse grupo acaba entrando naturalmente na alimentação em proporções adequadas.
2. Vegetais

Uma combinação desses alimentos fornecem fibras e inúmeras vitaminas e minerais, inclusive vitaminas A e C, potássio e magnésio. Esses devem entrar nas principais refeições, em forma de saladas, refogados ou incorporados a outros pratos.
3. Frutas

Como os vegetais, as frutas oferecem uma grande variedade de nutrientes, vitamina C, potássio, fibras. Deve entrar na alimentação em grande variedade, e são boas opções como complementos de lanches, sobremesas e sucos.
4. Leite e derivados

Os laticínios - como leite, queijos, iogurte - são a principal fonte de cálcio no início da vida, responsável pelo crescimento dos ossos. Também fornecem proteínas, necessárias para o crescimento.
5. Carnes em geral, ovos e feijões

Este grupo fornece a maior parte da proteína da alimentação, as quais são necessária pelo crescimento das crianças. São ainda fontes de vitaminas do Complexo B, ferro, fósforo, magnésio, zinco e outros minerais.
6. Alimentos ricos em gordura e açúcar

Este grupo inclui a margarina, manteiga, óleos, açúcar, chocolate e outros alimentos doces ou gordurosos. Uma pequena quantidade de gordura é necessária, por isso as fontes desses alimentos devem ser consumidas em proporções controladas, pois também fazem parte da formação de energia do crescimento, e também da formação hormonal. Porém, por serem altamente calóricas, grandes porções ou o frequente consumo destes alimentos, inibem o apetite para alimentos mais saudáveis e podem promover a obesidade infantil.

7. Água e exercícios físicos.

Não importa a idade, é importante beber muita água (e por água não generalize por líquidos. É água mesmo. Não deve ser substituída) e fazer exercícios físicos, principalmente quando se estar em fase de crescimento quando o hábito é criado e é necessário gastar bastante energia para fortificar os ossos e os músculos.


Curtam e assinem o blog, Curtam a Page no Facebook, e se inscreva no canal!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faca, Facão, Canivete e Machadinha- Mais de 10 Regras de Segurança e Cuidado.

As Divisões dos Livros da Bíblia

Refeições em Acampamento