Uma Noite Qualquer

         Talvez eu demore mais do que imagino, para entender por que tudo aquilo aconteceu da forma como aconteceu.
Eu sozinha, com dois estranhos no carro. O motorista me olhava pelo retrovisor como se eu fosse suspeita e pudesse, a qualquer momento ataca-los. Eu orei o caminho inteiro para que Deus me desse uma ideia do que dizer, mas o silêncio reinou durante vários minutos. Comecei a pensar em tudo o que aconteceu até o momento em que o acaso ou a providência divina me levaram até ali:
        De manhã eu marquei de encontrar com a minha mãe em determinado lugar as 17h30. Já faz semanas que não a vejo então eu estava ansiosa para matar a saudade. Prometi que ia comprar algo para meus irmãos, que eles iriam amar, com certeza. Mas durante o dia houve uma divergência. Minha mãe revelou que não conhecia o ponto de encontro, então troquei. Como não conseguia falar diretamente com ela pedi para que a avisassem que iriamos nos encontrar em outro lugar, porém, não lembrei do fato que teria de trocar o horário também...
     
        As 17h e ponto eu me levantei para sair. 17h01 eu bati meu ponto e estava tudo certo. Só até ai, por que no momento em que sai do trabalho tudo começou a dar errado. Na pressa virei para o caminho que, normalmente é mais rápido porém como prometi comprar algo em especial para meus irmãos, aquele  caminho era o mais longo, o que me gerou um atraso de 4 ou 5 minutos aproximadamente, para chegar ao farol, e quando estava chegando ele fechou e me atrasou por mais 2 minutos.
Passei no mercado com muita pressa e comprei o que prometi dar aos meus irmãos. Ao sair, vi o 1º ônibus que precisava pegar, saindo do ponto. Tive que esperar cerca de 7 minutos até o próximo. Quando fui pegar o 2º ônibus a mesma história se repetiu e me atrasei mais uns 15 minutos. A essa altura eu já estava bem nervosa mas tentei confiar em Deus.
Cheguei  no ponto de encontro as 18h15. Olhei para todos os lados e não a vi. Comecei a ficar chateada e furiosa.Vários minutos se passaram e eu deveria saber que ela não iria vir, pelo contrário, já tinha ido embora. Mas minha frustração era tão grande que não conseguia pensar direito. Não tinha como falar com ela e os orelhões do metrô não funcionavam bem sem cartão. Realmente não sabia o que fazer e por um momento quis chorar. Ao ver uma moça no celular respirei fundo e tomei coragem para ligar para alguém conhecido ir me buscar ou me ajudar. Abordei a moça quase chorando de frustração e vergonha também. A moça gentilmente me emprestou o celular e eu fiz a ligação mas quando atenderam o celular minha ultima esperança foi para o ralo. O telefone estava com ruídos muito altos e ninguém me ouvia.. pra falar a verdade eu quase não ouvia ninguém. Desliguei a chamada com água nos olhos tentando segurar minha tamanha frustração. A moça perguntou "você está bem?".
Pronto. Ela, sem saber, disse as palavras magicas para que eu despencasse e chorasse enfim.
                Então ela perguntou onde eu moro e me ofereceu uma carona.Eu aceitei sem perceber que aceitei... A frase "Eu quero sim, obrigada" fluíram de minha boca sem que eu as contivessem ou pensassem no que elas implicavam. Permaneci ao lado dela enquanto ela mesma esperava pelo esposo dela.
Fiquei muito sem graça. Não sabia se sentia raiva ou gratidão naquele momento.
Queria agradecer. Queria me explicar. Queria dizer que preferia pegar um ônibus qlq e tentar voltar para casa sozinha apesar da gentileza. Em vez disso permaneci em silêncio.
         O carro chegou e eu entrei. Enfim consegui dizer algo. Perguntei o nome dela e agradeci mais uma vez.
Então o esposo dela começou a dirigir novamente. Talvez eu demore mais do que imagino, para entender por que tudo aquilo aconteceu da forma como aconteceu mas com certeza tenho um concelho para você que lê sobre minha noite qualquer; sempre, repito, sempre tenha um livro, um folheto ou algo para dar as pessoas que cruzam a sua vida.  Eu orei o caminho inteiro para que Deus me desse uma ideia do que dizer, mas o silêncio reinou durante vários minutos. Não queria passar pela vida deles apenas por passar, mas apenas quando sai do carro foi que me veio a mente "Pq vc não fez uma oração com eles?" e me senti mal por não ter feito.
        Oro para que Deus abençoe a vida desse casal. Peço a você que ore também, por eles e por outras pessoas que tem tanta disposição para ajudar os outros. Que você possa ser uma pessoa assim, solidária e que nunca passe pela vida de uma pessoa em silêncio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faca, Facão, Canivete e Machadinha- Mais de 10 Regras de Segurança e Cuidado.

As Divisões dos Livros da Bíblia

Refeições em Acampamento