O Ministério do Irmão Esmeraldo

Hey Nerds de lenço amarelo, beleza?

Estive recordando neste fim de semana algo marcante da minha infância. Simples, porém, marcante. Não só na minha vida, mas certamente, na vida de quem viveu essa experiência também.

Quando eu morava em Extrema-MG só havia uma igreja na cidade. Lembro que eu e minha mãe morávamos à um quilometro e meio de distância da igreja e, para chegar aos cultos no horário deveríamos sair de casa com bastante antecedência, principalmente pelos morros que tínhamos que percorrer.

Certamente haviam outras pessoas que moravam ainda mais distantes e algumas tinham que passar por uma estrada de terra. Tudo isso tornava o simples fato de ir à igreja bastante desafiador, mas minha mãe sempre ia aos cultos: Culto Sabático, pela manhã, antes da escola sabatina; Culto JA; Cultos de Domingo e de Quarta-Feira. A distância nunca impediu.

Entretanto, nos dias de chuva forte e extremo frio minha mãe (como qualquer mãe cuidadosa) cogitava a ideia. Lembro que por vezes um irmão da igreja nos levava para casa de carro, em noites frias.

Nem sempre ele nos levava ou nos buscava, talvez porque praticamente nada nos impedia de ir à igreja. Mas este irmão, chamado Esmeraldo, tinha um ministério.
Sim, ele dava estudos bíblicos, mas o maior ministério dele era o de buscar/levar pessoas.

Este irmão chegava cedo na igreja com sua família, ele a deixava antes do culto e ia buscar outras pessoas, batizados que moravam longe ou que tinham alguma dificuldade para ir aos cultos ou interessados para quem ele dava estudos bíblicos. Ele buscava para o culto e depois levava de volta.

Algo tão simples (embora a gasolina sempre teve um preço desanimador), ele nunca cobrou nada dessas pessoas, mas certamente essa atitude deve ter salvado mais que os próprios estudos.

Sabe por que eu lembre disso?
Porque parece que isso não existe mais!

Eu frequento a mesma igreja há três anos aproximadamente, nesta igreja há certa de quatrocentos membros. Uma dúzia sabe meu nome, ou menos.
Eu vi pessoas se batizando e que não estão indo aos cultos. Eu vejo pessoas chegando na igreja com apenas uma ou duas pessoas no carro. Essas pessoas entram, se acomodam e pronto.

Cadê o interesse por outras pessoas? A igreja não é tão longe de casa, mas não custa.

Minha intenção não é falar que os irmãos devem dar carona aos outros, mas espero que você, leitor, compreenda que, as vezes o seu vizinho está desmotivado, está com dificuldades, e você não sabe, o simples fato de dizer "oi, já que moramos na mesma rua eu vou te buscar para irmos juntos" já poderia aproximar almas. 

A igreja deveria aproximar as pessoas, mas ninguém parece interessado em se aproximar de outros que não façam parte do circulo de amigos.
Se você leu até aqui, pense no que você pode fazer de diferente na sua igreja para aproximar e envolver, principalmente as pessoas que chegaram agora. Faça um "junta panelas", faça uma visita, ou simplesmente, se ofereça para buscar alguém em casa para ir ao culto. você não precisa ter carro. Você será a companhia.

Esse será o seu ministério: Ministério de buscar almas para Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faca, Facão, Canivete e Machadinha- Mais de 10 Regras de Segurança e Cuidado.

As Divisões dos Livros da Bíblia

Refeições em Acampamento