"A Caixa de Pandora" no Éden

Hey Nerds do Lenço Amarelo, beleza?
Eu espero que você e seus amados estejam bem, afinal, são tantas coisas ruins que anda acontecendo que dá até repulsa de assistir o jornal algumas vezes.

Em meio a tudo isso eu tenho certeza você já ouviu alguém dizer "Como pode existir um deus que se preocupa com a humanidade, mas permite todas essas notícias ruins?" ou algo do gênero.

"Charles Baudelaire, historiador, artista e poeta francês do século 19, acreditava que Deus criou a
natureza e os seres humanos para serem bons e maus, resultando no que parece ser uma
mistura de ambos. Há quem concorde com Baudelaire, mas qual deve ser a postura do cristão? Como
harmonizar um Deus amoroso, que deu a própria vida para salvar pecadores, com a existência de
doença, sofrimento e morte? Que dizer de realidades como violência, terrorismo, roubos, assassinatos
frios que acontecem todos os dias? É Deus responsável por tudo isso? Se não, quem é? Deixemos
que a Bíblia responda."

Vamos à bíblia então?

Apocalipse 5:11
"As Escrituras declaram que os anjos foram criados por Deus (Cl 1:16) e são ministros enviados para auxiliar aqueles que vão herdar a salvação (Hb 2:16). Eles existiam antes da criação da Terra e são, em sua natureza, superiores aos homens (Jó 38:4-7). Entretanto, havia um anjo que era o Qurubim da Guarda Celestial e regente do coro angelical. Esse anjo devia ser o mais belo de todos, com a voz mais linda, suave, macia. Ele estava vinculado "à administração do governo de Deus e também era o anjo cobridor da lei de Deus, atuando no lugar
santíssimo do santuário celestial. Lúcifer era o primeiro em honra depois do amado Filho de Deus."

Ezequiel 28:14, 15, 17
"Houve um tempo em que a alegria de Satanás era executar as ordens divinas", entretanto Lúcifer "atentou contra Deus, pois queria se assentar no trono Dele, ser adorado e comandar o Universo. Gradualmente, ele desenvolveu o sentimento de exaltação própria. Descontente com a sua honrosa posição, desejou também a honra devida unicamente a Deus."
 Isaías 14:12-14

Apocalipse 12:7-9
Jesus, em sua infinita sabedoria, percebeu que Lúcifer não poderia continuar no Céu, pois estava corrompendo os outros anjos. Deus expulsou Lúcifer do Céu, mas ele nãaceitou isso numa boa. Então houve Guerra no Céu.

"O mal surgiu no Céu, através de um anjo de luz, que se rebelou contra Deus e passou a se chamar Satanás. Nesse conflito, a terça parte dos anjos se uniu ao inimigo, foi expulsa do Céu e veio se alojar na Terra (Ap 12:4)."
Gênesis 2:15-17

"Deus disse: Não comam da árvore do conhecimento do e do . Se comerem, certamente BEM MAL MORRERÁS. O ser humano perdeu a imortalidade por causa da desobediência às orientações de Deus." Foi como abrir uma caixa proibida onde continha todo o mal; aliás, onde continha o conhecimento do bem e do mal. De todo modo, ao desobedecer a Deus, espalhou-se a desobediência, a desconfiança, a mentira, o orgulho (ou seja, tudo que é mal, por isso a referência à caixa de Pandora). "O pecado o atingiu como um todo, desfigurando nele a imagem divina, comprometendo os aspectos físicos, mentais e espirituais. Nãapenas a humanidade foi afetada, mas a própria natureza (Rm 8:22). Por isso, a redenção é um dos maiores objetivos de Deus, isto é, restaurar Sua imagem naqueles que O aceitam. Lúcifer, não tendo êxito em perpetuar sua rebelião no santuário celestial, veio atacar o ser humano no Jardim do Éden. A estratégia utilizada foi semear a dúvida no coração de Eva (Genesis 3:1-5). Pelo engano, levou-a a duvidar de Deus e a desobedecê-Lo. Ao pecar tornou-se ela um agente de Satanás na rebelião, levando Adão para o mesmo caminho. Após a queda, o ser humano ficou sob a condição de não mais poder ver a face de Deus (Is 59:2)."

E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

"Jesus Cristo, o descendente da mulher, esmagaria a cabeça da Ele deixaria o Céu e, SERPENTE. através do mistério da Encarnação, nasceria de mulher. Viveria como ser humano e, por Sua morte e ressurreição, decretaria o fim do domínio de Satanás. Após o pecado, o Senhor não abandonou a humanidade (Gn 3:8-15). Ali no Éden, Deus foi o primeiro sacerdote. Providenciou um sacrifício para simbolizar a morte do Filho de Deus pelos pecadores, e apresentou o plano da salvação (Ap 13:8). Também neste momento foi feita a primeira profecia messiânica, de que o Descendente da mulher (Jesus) viria e esmagaria a cabeça da serpente (Satanás), situação que foi concretizada com a morte e ressurreição de Cristo."

Entretanto, ainda estamos à mercê dos mesmos enganos. Estamos há milênios decaídos e muito mais dementes que Eva, quando foi enganada pela serpente. Estamos hoje, muito mais vulneráveis que ela, sozinha no jardim. 

Isto não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz.
Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça. O fim deles será o que as suas ações merecem.

2 Coríntios 11:14,15

"A estratégia do inimigo é enganar o ser humano misturando a verdade com o erro de tal maneira que a mentira pareça ser verdade. Satanás, o “deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo...” (2Co 4:4). Por essa razão, nem sempre podemos confiar em pessoas que realizam “milagres” e “maravilhas”, e que preveem o futuro (Mt 7:22-23). Após a entrada do pecado adquirimos uma natureza má e hoje lutamos contra as forças espirituais do mal. “Nossa luta não é contra a carne e nem contra o sangue e sim contra os principados e potestades, contra as forças espirituais do mal”(Ef 6:10). As Escrituras declaram que neste conflito entre o bem e o mal, só seremos vencedores se usarmos a armadura divina e lutarmos corajosamente."

No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.

Efésios 6:10-18

"A rebelião de Lúcifer é um mistério que não foi revelado em sua plenitude. É impossível explicar detalhadamente a origem do pecado, mas podemos ver que ele é um intruso! E, por isso, desculpá-lo é o mesmo que defendê-lo." Há algumas dúvidas que acabam ficando no coração, mas certamente Deus fez (e faz) o que é melhor para nós. Não conseguimos entender tudo que Ele permite, mas devemos, sinceramente, aceitar. 

Continuaremos estudando a bíblia na semana que vem. Se quiser, deixe suas dúvidas.
Que o Espírito Santo te acompanhe e auxilie na compreensão de cada assunto abordado.

Lembrando que o conteúdo é tirado do estudo "Ouvindo a voz de Deus", se quiser estudar este estudo na integra clique aqui.

Fique com Deus e até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faca, Facão, Canivete e Machadinha- Mais de 10 Regras de Segurança e Cuidado.

As Divisões dos Livros da Bíblia

Refeições em Acampamento