As Quatro Leis da Bíblia

 Hey Nerds de Lenço Amarelo, beleza?

Seja muito bem vindo ao nosso Blog. Nós estamos realizando o estudo bíblico da série Ouvindo a Voz de DeusProntos para mais um estudo?

O Estudo de hoje vai esclarecer um pouco sobre as leis da bíblia. Nos estudos anteriores nós ouvimos bastante sobre leis, leis que temos que obedecer, leis que perderam validade, leis que mostram que somos seguidores de Cristo. Mas afinal de contas, que leis são essas?

Vamos conhecê-las então.

Foram estabelecidas quatro tipos de leis:

  • Leis Civis: Leis de proteção para reger a nação de Israel - Êxodo 21, 22.
  • Leis Cerimoniais: Sacrifícios e Ofertas de animais/cereais, específicas para o Santuário - Levítico 123, e 4.
  • Leis de Saúde: Para felicidade e bem-estar do ser humano - Levítico 11.
  • Lei Moral: Expressa o caráter de Deus, conhecida como Os Dez Mandamentos, escrita pelo próprio Deus em tábuas de pedra - Êxodo 20:3-17.

Não podemos confundir quem escreveu as leis, nem usar textos da lei cerimonial para explicar a lei morar e vice-versa. Lembra do nosso estudo sobre o Santuário? Se não lembra eu recomendo que dê uma olhadinha depois para entender melhor, afinal, nosso estudo é como um quebra cabeça, onde as peças se encaixam lindamente e no final tudo faz sentido!

Mas vemos ver um resumo de como era o Santuário:

Ora, a primeira aliança tinha regras para a adoração e também um tabernáculo terreno.
Foi levantado um tabernáculo; na parte da frente, chamada Lugar Santo, estavam o candelabro, a mesa e os pães da Presença.
Por trás do segundo véu havia a parte chamada Santo dos Santos,
onde se encontravam o altar de ouro para o incenso e a arca da aliança, totalmente revestida de ouro. Nessa arca estavam o vaso de ouro contendo o maná, a vara de Arão que floresceu e as tábuas da aliança.
Acima da arca estavam os querubins da Glória, que com sua sombra cobriam a tampa da arca. A respeito dessas coisas não cabe agora falar detalhadamente.

Hebreus 9:1-5

O Santuário era dividido em duas partes: Santo e Santíssimo, o pátio era um lugar reservado para o povo trazer suas ofertas. Todo ritual do Santuário era regido pela lei cerimonial (Levítico 123, e 4 ). Entretanto a lei cerimonial e todo o ritual foram cancelados.

Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
Colossenses 2:14

A lei cerimonial foi abolida na cruz, com a morte de Jesus, mas a lei moral, ou seja, os Dez Mandamentos, esses são eternos. De modo algum foram abolidos. De jeito nenhum. Jesus, em sua vida nesta terra, sempre reforçou a lei moral, mostrando que a fé não anula a lei, mas reforça o cumprimento da lei.

Não acheis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim revogar, mas cumprir.
Mateus 5:17
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
João 15:10
Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.
Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.
Tiago 2:10-12
Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.
Romanos 3:31

Do mesmo modo que Jesus cumpriu toda a lei Ele também espera que nós façamos o mesmo, seguindo o exemplo que Ele nos deixou!

aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.
1 João 2:6
Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.
Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.
1 João 5:2,3
De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.

Eclesiastes 12:13

Certa vez eu li uma frase que dizia "Sou ofertante fiel, por isso sou abençoado", mas a verdade é que toda obediência que oferecemos à Deus é porque fomos abençoados antes mesmo de obedecer. Claro que Deus é generoso com que é obediente, mas "a obediência à lei de Deus não é a causa, mas o resultado da salvação. Não se guarda a lei para ser salvo, mas por estar salvo em Jesus Cristo. Quem está em Cristo recebe dEle poder para ser fiel e obedece por amor."

Quem é obediente recebe, além de alegria e restauração, grande recompensa!

A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices.
Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos.
O temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente.
Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos.
Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa.

Salmos 19:7-11

É importante ressaltar que a lei civil não tem tanta valia para nós hoje porque foi criada para uma civilização diferente da em que vivemos hoje. As leis de saúde tem grande valia ainda hoje, porque foi criada para o bem-estar de todos, mas não deve ser colocada acima da lei moral.

Precisamos entender e aceitar que a lei cerimonial não tem valia alguma para o ser humano, desde a morte de Jesus, sento assim, todo tipo de sacrifício feito em prol do perdão ou salvação (como penitências e flagelos) é INÚTIL! Por outro lado, a lei Moral, Os Dez Mandamentos, permanece ainda hoje.

Espero que você creia que esta é a Verdade e que Jesus está te guiando para obter mais conhecimento, espero também que você e eu possamos obedecer toda a Lei de Deus.

Sim, oro para que eu também aprenda, afinal, também erro e espero que você não use aquela velha desculpa "mas fulano não consegue obedecer a lei, porque eu conseguiria?". Essa é uma desculpa de gente mal intencionada. Devemos olhar apenas para o exemplo de Cristo e orar uns pelos outros para que, alegremente, consigam obedecer os dez mandamentos.

A compreensão deste estudo, assim como os anteriores, claro, é essencial para nosso próximo estudo, onde vamos explorar um pouco mais a respeito da lei e as tentativas para alterá-la por tradições humanas.

Comente o que está achando do nosso estudo e mande perguntas se houver dúvidas. Iremos tentar respondê-las à luz da Bíblia: a verdade absoluta.

Espero você para nosso próximo estudo! Até lá!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faca, Facão, Canivete e Machadinha- Mais de 10 Regras de Segurança e Cuidado.

As Divisões dos Livros da Bíblia

Refeições em Acampamento