Estudar Online! Dicas para Melhorar seu Desempenho

 Hey Nerd de Lenço Amarelo, beleza?

Você está estudando online?

Ensino fundamental, ensino médio, faculdade, idiomas, concurso público?

Independente do que você está estudando, essas dicas vão ajudar no seu desempenho.

Além de foco, organização, disciplina e motivação, trouxemos um conteúdo do site ABED, que vai te dar mais mais alguns passos para melhorar sua performance nos estudos online.

Já nos segue no Instagram? @DBVNerd. 

Livre-se das distrações e dê um basta na procrastinação

Eis um dos maiores desafios para quem estuda em casa e em ambientes mais cômodos. Tem momentos em que tudo parece mais interessante do que aquilo que você precisa realmente fazer, até ficar olhando na parede e enrolando para começar. Essa desatenção é conhecida como procrastinação, e sua meta é vencê-la.

Eliminar as principais distrações é o primeiro passo. Smartphone na mesa, do lado do computador? Nem pensar. Deixe desligado ou o mais distante possível. Estudar com a TV ligada também não é recomendado.Nada de abrir sites que não tem nada a ver com seu curso. Evite também ficar conversando com alguém. Tente ficar em um local isolado, no silêncio, para se dedicar inteiramente à matéria.

Entenda que tudo tem sua hora, e se é preciso estudar, respeite o tempo. Pense em relaxar depois, quando estiver livre dos compromissos. Assim, você termina as obrigações mais rápido e otimiza tudo em sua vida.


Estabeleça um tempo padrão

Como dissemos, é necessário dedicação para tudo, ainda mais quando se trata de trabalho e estudos. Antes de começar a realizar os cursos online que escolheu, é interessante limitar um tempo para cada matéria, organizando do jeito que achar conveniente, com horários bem definidos.

Se é para se empenhar por 30 minutos para aprender inglês online, prenda-se inteiramente a essa opção. Depois, levante, tome uma água e retorne para estudar espanhol, por exemplo, por mais 30 minutos.

Ao final, quando o objetivo estiver cumprido, você verá que tudo passou rápido e ainda estará motivado para realizar as próximas atividades. Tente manter essa disciplina sempre e, mais importante que isso, não troque de turno: se estudou hoje pela manhã, mantenha o hábito no dia seguinte em vez de mudar para tarde ou noite.


Evite estudar de madrugada

Falando em turnos, é essencial estudar pelo menos até meia noite. Não é indicado virar a noite em frente ao computador assimilando diversas matérias, pois seu rendimento no próximo dia será comprometido. A hora de dormir é sagrada e, por mais que você tenha hábitos noturnos, use essa hora para relaxar até cair no sono.

É melhor deixar as obrigações pessoais e profissionais para fazer de manhã, a tarde ou no começo da noite, assim você fica animado, sem cansaço e tem muito pique para toda a semana.


Levante, alongue o corpo e exercite-se

Já que falamos de pique, não dá para deixar de lado o poder dos exercícios físicos para otimizar os estudos em cursos EAD e qualquer outra modalidade. Sabia que se movimentar é essencial para deixar o corpo mais leve e a mente motivada? Nessa linha, você precisa também sempre levantar um pouco da cadeira para não ficar muito tempo na mesma posição. Quando fizer isso, dê uma alongada no corpo todo e mande embora o cansaço.

E ainda nessa questão da saúde, os bons hábitos diários incluem também a alimentação. Pegue leve no consumo dos carboidratos e gorduras. Esses nutrientes demoram para serem digeridos pelo organismo, o que leva aquela preguiça que temos depois do almoço, ainda mais depois de comer uma feijoada ou uma massa, por exemplo. Não precisa abrir mão, só pondere na ingestão desses alimentos e coloque mais fibras e proteínas no seu cardápio para equilibrar. Ah, e não se esqueça de tomar muita água durante o dia também.


Troque de matéria para clarear as ideias

É muito chato ficar estudando a mesma coisa por horas, não acha? Imagine se você começa a aprender inglês online e fica só no verbo “To Be”. Vai chegar um momento em que não aguentará mais ver tantas ferramentas de texto. Logo, para balancear, é bom fazer uma troca para clarear as ideias e manter a animação.

Reveze a matéria de tempo em tempo. Se hoje você tirou para estudar gramática, amanhã pode dar ênfase para pronuncia ou conversação. Assim, além do conteúdo de todas as disciplinas ficar fresco na memória, você dá mais versatilidade aos estudos e fica menos propenso a cair no tédio e deixar de assimilar coisas importantes.


Não abra mão das anotações

Não adianta: para facilitar seu aprendizado e te ajudar na avaliação final, é fundamental fazer anotações das partes mais interessantes e primordiais. Deixe sempre um caderno de lado e escreva tudo que achar conveniente guardar. Não precisa copiar literalmente o conteúdo, apenas destacar aquilo que fará muita diferença na prova.

Além disso, uma tática bacana que muitas pessoas usam para entender melhor a matéria é passar a limpo tudo o que anotou depois. É um método bastante funcional e que contribui para a memorização de muitas coisas.


Consulte materiais complementares

Materiais complementares também ajudam e fortalecem sua base de estudos. Não precisa se prender apenas ao que está disponível na metodologia dos cursos EAD. Veja outros materiais, notícias a respeito do assunto e aspectos que contribuem para o tema. Só não se esqueça de procurar fontes confiáveis e que agreguem na hora da pesquisa.


Seja positivo sempre

Manter a positividade traz inúmeros ganhos para os mais variados objetivos de nossa vida. A motivação para fazer coisas novas, estabelecer metas e vencer os desafios vem justamente desse espírito, que mantém nossa mente em um estado emocional leve e contribui para a realização de tarefas e demais atividades. Seja otimista. Pense que você aprenderá muito com os cursos profissionalizantes e, com interesse total, eles serão ótimos para sua capacitação pessoal e qualificação profissional.

É bacana e instigante saber que existem muitas maneiras para otimizar os estudos em cursos online e, assim, ter sucesso em suas metas. Siga nossas dicas e comece já a mudar sua rotina para fortalecer o aprendizado e garantir ótimos ganhos.

Esperamos que tenha gostado do artigo. Se tiver alguma dúvida ou ideia que deseja compartilhar, não deixe de comentar. Boa sorte e até mais.

Comentários

  1. Oi oi Luiz!!
    Muito bacana o seu blog, mas eu não estou conseguindo me inscrever. O botão está desativado?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Faca, Facão, Canivete e Machadinha- Mais de 10 Regras de Segurança e Cuidado.

As Divisões dos Livros da Bíblia

Refeições em Acampamento