Vamos Falar Sobre O JUÍZO

 Hey Nerds de Lenço Amarelo, beleza?

Seja muito bem vindo ao nosso Blog. O que você está achando das publicações? Comente e deixe sugestões para a gente melhorar, afinal, o conteúdo é para você!

Para o estudo de hoje, seja você desbravador ou não, seja Cristão ou não; é importante que você entenda, (mesmo que não aceite ainda) o embasamento bíblico do que vamos falar. Se você é novo por aqui eu super sugiro que dê uma passada no nosso primeiro estudo, para entender um pouco melhor da nossa jornada até aqui!

Então vamos lá? (lembrando que estamos seguindo o estudo Ouvindo a Voz de Deus).

"Um fato bíblico indiscutível é que todos os seres humanos, de todos os tempos, enfrentarão o julgamento de Deus. Disse Salomão: 'Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más' (Ec 12:14). E Paulo confirma: '... pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus' (Rm 14:10). De que modo ocorrerá esse julgamento? Sob que critérios ele estará fundamentado? Quem é o juiz? Como podemos ser absolvidos? A Bíblia nos responde"!

Vimos no estudo anterior que o Santuário aqui na terra era uma réplica do Santuário que há no céu, e que todo o ritual de sacrifícios representavam Jesus, que viria para ser morto em nosso lugar, para redimir nossos pecados (clique aqui para ver o vídeo).

"Concluída a obra para a qual viera ao mundo, Cristo retornou vitorioso ao Santuário Celestial para aplicar os méritos de Seu sacrífico em prol de Seus filhos."

Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade,
Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.
Hebreus 8:1,2
Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;
Hebreus 9:24
Voltei-me para ver quem falava comigo. Voltando-me, vi sete candelabros de ouro
e entre os candelabros alguém "semelhante a um filho de homem", com uma veste que chegava aos seus pés e um cinturão de ouro ao redor do peito.
Apocalipse 1:12,13

"Na epístola aos Hebreus é dito que existe outro santuário, 'maior e mais perfeito', do qual o santuário terrestre era apenas uma 'figura', e que este 'verdadeiro' santuário se encontra no céu (Hb 8:1-2; 9:11-12). O objetivo dessa carta do apóstolo Paulo é chamar a atenção dos cristãos para Cristo e Seu sacerdócio no santuário celestial. No livro do Apocalipse encontramos referências ao santuário celestial (Ap 4:5; 8:3; 11:19; 15:5)." Após a ascensão de Jesus, Ele foi atuar como ministro do Santuário Celestial. Assim como o sacerdote terrestre intercedia pelo povo, Jesus, O Sumo Sacerdote, intercede por nós.

Lembra que falamos sobre o dia da expiação, quando o santuário era purificado?

Ele me disse: "Isso tudo levará duas mil e trezentas tardes e manhãs; então o santuário será reconsagrado".
Enquanto eu, Daniel, observava a visão e tentava entendê-la, diante de mim apareceu um ser que parecia homem.
E ouvi a voz de um homem que vinha do Ulai: "Gabriel, dê a esse homem o significado da visão".
Quando ele se aproximou de mim, fiquei aterrorizado e caí prostrado. E ele me disse: "Filho do homem, saiba que a visão refere-se aos tempos do fim".
Daniel 8:14-17

E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.
E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva.
Apocalipse 11:18,19
E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo,
Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
Apocalipse 14:6,7
Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos.
E a voz que eu do céu tinha ouvido tornou a falar comigo, e disse: Vai, e toma o livrinho aberto da mão do anjo que está em pé sobre o mar e sobre a terra.
E fui ao anjo, dizendo-lhe: Dá-me o livrinho. E ele disse-me: Toma-o, e come-o, e ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel.
E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo.
E ele disse-me: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas e reis.
Apocalipse 10:7-11

"A purificação do santuário", que aconteceu depois das 2.300 tardes e manhãs "é uma referência ao início do juízo que antecede a volta de Cristo à Terra. Aprendemos que no santuário, uma vez ao ano, no décimo dia do sétimo mês (dia da Expiação), o sumo sacerdote entrava no lugar santíssimo para realizar a purificação do santuário. Da mesma forma, ao findar dos 2300 dias proféticos ou anos, em 22 de outubro de 1844, Jesus entrou no lugar santíssimo do santuário celestial para ministrar como Juiz. Ao mesmo tempo, aqui na Terra, segundo a profecia, Deus levantou um movimento restaurador de verdades que ainda hoje anuncia ao mundo a chegada da hora do juízo (Is 58:12)."

Explicaremos tudo mais pra frente, mas talvez o gráfico sirva de auxílio para seu entendimento.

Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo.
Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos.
E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações.
E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.
Daniel 9:24-27

"O início da contagem das 70 semanas proféticas (490 anos) e dos 2.300 anos se deu no ano de 457 a.C., com o decreto de rei Artaxerxes permitindo a reconstrução do templo e da cidade de Jerusalém (Ed 6-7). O santuário celestial começou a ser purificado a partir dessa data, o que significa que o ministério de Jesus estaria entrando na última etapa de Seu sacerdócio, ou seja, a do Juízo Final", no qual Ele mesmo, Jesus, será o Juiz!

E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo;
Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.
João 5:22,23

Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; o seu vestido era branco como a neve, e o cabelo da sua cabeça como lã puríssima; o seu trono era de chamas de fogo, e as rodas dele eram fogo ardente.
Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e miríades de miríades assistiam diante dele. Assentou-se para o juízo, e os livros foram abertos.
Daniel 7:9,10

"O propósito do juízo é a vindicação do caráter de Deus perante o universo através do julgamento da humanidade, a começar pelos que já morreram, determinando a recompensa dos salvos e a destruição dos ímpios (Ap 11:18). Jesus é o único que pode defender-nos no julgamento, pois foi Ele quem pagou o preço da redenção daqueles que O aceitaram. Portanto, Ele é o defensor, mas também será o executor da punição." Ou seja, Jesus é o Juiz e também o nosso Advogado:

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
1 João 2:1

"O Juízo é realizado em três fases:

a) 'Investigação': Teve início em 1844 e terminará pouco antes da volta de Cristo (Dn 8:14; 9:24-27).
b) 'Comprovação': Ocorrerá durante os mil anos (Ap 20:4; 1Co 6:2).
c) 'Execução': Juízo final que ocorrerá após os mil anos (Ap 20:7-10). 

De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.

Eclesiastes 12: 1314

"Jesus tem uma função dupla no santuário celestial. Além de juiz, Ele é advogado da humanidade, representando o pecador diante de Deus. 'Porquanto há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem' (1Tm 2:5). Nosso advogado é fiel e nunca perdeu uma batalha. 

Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.
Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.
Tiago 2:10-12

"Não existe julgamento sem lei. A base do julgamento celestial é a lei de Deus, chamada Lei da Liberdade. É importante a compreensão de que apenas o sacrifício de Cristo nos garante a certeza da salvação. Não somos salvos devido à nossa obediência – mas obedecemos porque fomos salvos. Primeiro Deus salva e depois pede obediência (Êx 20:1). Ao obedecer às orientações divinas somos poupados de muitas dores, sofrimentos e problemas."

"O Juízo de Deus será estabelecido segundo a verdade que recebemos de Sua Palavra (Rm 2:2). A Bíblia é clara ao afirmar que os mortos serão julgados segundo as suas obras, conforme o que há escrito nos livros celestiais que são registros perfeitos feitos por Deus e pelos anjos. Portanto, a salvação é pela graça mediante a fé (Ef 2:8)", mas seremos julgados conforme o que está escrito nos Livros.

E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
Apocalipse 20:12

"No livro da vida estarão escritos os nomes de todos aqueles que aceitaram a Cristo (1Jo 5:12). No livro memorial estará o registro dos atos dos que temem ao Senhor (Ml 3:16). Quem tiver o nome no Livro da Vida estará a salvo, quem não tiver é porque não se arrependeu de seus pecados e procurou se desviar das orientações do Senhor. De uma maneira ou outra, seremos julgados com justiça" e, conforme afirmado pelo apostolo Paulo,"'Todos nós compareceremos perante o tribunal de Deus' (Rm 14:10). Todos os dias cada um de nós está decidindo onde passará a eternidade. De acordo com Apocalipse 22:12: 'Quando Ele vier trará a recompensa a cada um'. Deus não faz acepção de pessoas, todos serão analisados e julgados de maneira justa (Rm 2:11)."

Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.
2 Coríntios 5:10

Agora que entendemos que TODOS estarão presentes nesse julgamento, precisamos saber saber o que precisamos fazer pra ser aprovado e absorvido.

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Romanos 8:1

"A boa notícia para aqueles que estão seguindo Jesus e obedecendo os Seus mandamentos é que comparecerão perante o tribunal de Cristo, mas não haverá condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus (1Jo 5:12). Estar em Cristo significa ter um relacionamento profundo com Ele e com o nosso próximo, o que implica em ter a vida moldada à imagem e semelhança de Deus e observar as orientações de Sua Palavra".

O julgamento será concluído pouco antes da segunda vinda de Jesus, quando todos os casos estarão selados para a eternidade. A vinda de Cristo trará consigo a recompensa pelas escolhas feitas hoje. Devemos estar seguros em Cristo e seguir Sua verdade agora. Desejar hoje obedecer à Palavra de Deus e aos Seus mandamentos, aceitar Jesus como Salvador e advogado pessoal.


Fique com Deus e até o nosso próximo estudo!


Leitura complementar:
1. Nisto Cremos: Crenças 8, 24 e 27.
2. Tratado de Teologia: Capítulo 23.
3. Ellen G. White: (Casa Publicadora Brasileira). O Grande Conflito. capítulo 26
4. Ellen G. White: (Casa Publicadora Brasileira). Cristo Em Seu Santuário. capítulos 9-10
5. Frank B. Holbrook. (Unaspress).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faca, Facão, Canivete e Machadinha- Mais de 10 Regras de Segurança e Cuidado.

As Divisões dos Livros da Bíblia

Refeições em Acampamento