OS DEZ MANDAMENTOS - A Lei Moral

  Hey Nerds de Lenço Amarelo, beleza?

Seja muito bem vindo ao nosso Blog. Nós estamos realizando o estudo bíblico da série Ouvindo a Voz de Deus. Prontos para mais um estudo?

No estudo anterior nós vimos que a bíblia nos apresenta quatro tipos de lei (se você ainda não viu, passa lá depois e confere que está muito bom); hoje nós vamos nos aprofundar na lei moral.

"A natureza está regida por leis. Astros seguem uma rota traçada pelo Criador; por causa das leis naturais, semeamos milho e colhemos milho, não arroz. O relacionamento do ser humano com seus semelhantes e com Deus é norteado pela lei moral, codificada nos dez mandamentos. Sem leis, a  vida seria nada menos que um caos. Apesar disso, tentativas têm sido feitas para invalidar, alterar ou substituir a lei de Deus pelas tradições humanas. A pergunta para a qual buscaremos a resposta, neste estudo, é: Essas tentativas tem a autorização ou aprovação do autor da lei? Se não têm,são válidas? Qual deve ser nossa atitude em relação a elas?"

Antes de tudo vamos conhecer ou relembrar quais são os Dez Mandamentos e quem é o autor:

Primeira parte:

Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.

Segunda Parte:

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Não matarás.
Não adulterarás.
Não furtarás.
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Êxodo 20:3-17

E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.
Êxodo 31:18

"Os Dez Mandamentos foram escritos por Deus e entregues à Moisés em tábuas de pedra para que o povo antigo estivesse sob a orientação divina. A recomendação descrita nesses preceitos é tão eterna quanto o próprio Deus e transpõe a barreira do Antigo Testamento, isto é, ele serve para todos, em qualquer tempo." Os 10 mandamentos são divididos em duas partes e nestas se resumem todo o mandamento, conforme Jesus explicou:

Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Mateus 22:36-40

"O conceito de “lei” é bem amplo no Antigo Testamento. No sentido de orientação (toráh), a “lei” que Jesus mencionou, subdividindo-as em duas partes, pode se referir a Deuteronômio 6:5 e Levítico 19:18. Amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como a si mesmo são o fundamento desta lei. Os Dez Mandamentos foram uma aplicação judicial do conceito do amor e, por isso, contêm os aspectos da subdivisão que Jesus explicou. Se analisar os primeiros quatro mandamentos, veremos que se referem ao nosso relacionamento com Deus (nosso amor para com Ele); se analisarmos os outros seis mandamentos, veremos o relacionamento com nosso próximo (nosso amor com o próximo). O profeta Isaías declarou que o Messias viria para exaltar os Dez Mandamentos (Is 42:21). Cristo, certamente, não teve a intenção de realizar qualquer mudança nos preceitos sagrados."

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.
Mateus 5:17,18 

E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
Mateus 19:17

Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
João 15:10

"No Sermão do Monte, Ele aplica-os aos problemas práticos da vida diária (Mt 5:17-48). Na verdade, Ele condenou os seres humanos que ensinavam que a Lei de Deus poderia ser revogada e felicitou aqueles que ensinavam a necessidade de guardá-la" sendo assim, em nenhum momento Jesus incentivou a mudança da lei.

Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.
Malaquias 3:6

"Deus não muda, portanto, Seu propósito eterno para com Seu povo permanecerá. Os seres humanos mudam de ideia e ponto de vista, mas a Divindade é perfeita e imutável. A Seus olhos o bem é sempre bem, e o mal continua sempre mal. Seus princípios de justiça são eternos. Os cristãos não buscarão transgredir a lei de Deus, antes irão estabelecê-la, enaltecê-la e cumpri-la. Quando alguém transgride a lei, fica sob sua condenação."

Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.
E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.
Romanos 3:317:12.

 A bíblia é bastante clara quanto aos enganos que estariam por vir, Deus sempre deixou seus filhos bem avisados:

Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
Romanos 1:25

E um exército foi dado contra o sacrifício contínuo, por causa da transgressão; e lançou a verdade por terra, e o fez, e prosperou.
E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo.

Daniel 8:127:25.

Ao longo da história os homens 'trocaram a verdade que Deus revelou por mentira. Satanás, o grande enganador, tem seus porta-vozes,os falsos profetas, que procuram levar o povo de Deus para longe das verdades bíblicas (Jo 8:44; 2Pe2:1-3; Mt 7:21-23). Satanás sabia da importância da Lei de Deus e decidiu misturar a verdade e a mentira, a tradição e a superstição para desvirtuar a orientação divina. Dizem as Escrituras: “Para sempre, ó Senhor, a Tua Palavra permanece no céu” (Sl 119:89). São “fiéis todos os Seus mandamentos. Permanecem firmes para todo o sempre” (Sl 111:7,8). Os mandamentos que Satanás odeia e procura destruir ao longo das eras serão honrados pelos filhos de Deus nesta terra e por toda a eternidade", entretanto há muitos que seguem crenças contrarias aos mandamentos:

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;
Em vão, porém, me honram,Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.
Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.
E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição.
Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas.
Marcos 7:6-97:13.

"Muitos hoje seguem tradições de homens que estão em claro contraste com o mandamento de Deus. Jesus, nosso exemplo, se baseou unicamente nas Escrituras para saber o que é certo ou errado (Mt 4:1-10). Em outra ocasião, Jesus também citou unicamente as Escrituras como evidência da presciência divina e cumprimento das profecias concernentes à Sua morte de cruz (Lc 24:25-28). Se as tradições religiosas estiverem de acordo com a Palavra de Deus, poderemos segui-las. Mas, se contradisserem as orientações bíblicas, então deveremos rejeitá-las, pois: “Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens” (Atos 5:29)."

Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade.
Tito 1:14

Nós temos "um Deus que ama sabe o que é melhor para Seus filhos. A lei é um guia de conduta que nos protege de dor e sofrimento em nossas relações. A obediência demonstra intimidade com Cristo, pois só Ele pode mudar nosso caráter e nossas inclinações. Por meio de Seu Espírito Ele nos capacita a obedecer e escreve os princípios da lei em nosso coração (Jr 31:33). Jesus amou a humanidade o suficiente para morrer em uma cruz. Você ama suficientemente a Jesus para viver uma vida de obediência?" 

Reflita nisso e até o nosso próximo estudo!

PS: O Blog Desbravador Nerd fará um intervalo com os estudos bíblicos, mas será por pouco tempo (cerca de dois meses), mas continuaremos à fazer publicações. Se sentirem falta dos estudos entre em contato conosco deixando sua mensagem nos comentários, por e-mail ou no direct do Instagram.

Fiquem com Deus!!


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Faca, Facão, Canivete e Machadinha- Mais de 10 Regras de Segurança e Cuidado.

As Divisões dos Livros da Bíblia

Refeições em Acampamento